7 de mai. de 2011

CURSO SOBRE AS ESTRELAS


CURSO SOBRE AS ESTRELAS


Resumo das Aulas dadas, de ago-dez/1982, pelo
 TRINO TUMUCHY, Mestre Mário Sassi



1ª AULA (16.8.82)

         Neiva me esclareceu da necessidade destes ensinamentos no dia do desencarne da nossa Mestre Lua Ivone, quando, pela primeira vez, pude presenciar um fenômeno real, objetivo, incrível e incontestável, onde uma serpentina de fogo atravessou, lentamente, o céu, a meio horizonte, na escuridão da noite, sendo vista por várias pessoas. Neiva, presente, disse tratar-se da Estrela Acelos do 2º Verbo. Era, pois, a primeira vez que uma Estrela, destas que estão vindo – Harpásios, Sivans, Taumantes, Vancares, Cautanenses, Sardyos, Acelos, Mântios, etc.) se apresentou assim, de forma tão incontestável.
Esta aula foi dividida da seguinte forma:
1º) Os meios em que as coisas se realizam entre o Céu e a Terra;
2º) Sistema Sideral, isto é, o princípio das organizações nos planos etéricos;
3º) Sistema Humano;
4º) Sistema Iniciático; e
5º) Sistema Evolutivo.
Todas as relações das coisas, neste Universo, constituem um grande campo vibracional. Tudo vibra em uma determinada onda e os planos vibracionais determinam a composição das coisas. Digamos, assim, que o campo vibracional de todo o Universo seria o próprio Deus! Os variados campos vibracionais determinam, pois, as diferenças entre as coisas. O mais conhecido por todos nós é o próprio átomo, com uma vibração positiva, uma vibração negativa e uma vibração neutra. Outro campo vibracional está aqui, bem perto de nós, mas não o percebemos. Exemplo: a luz, que enxergamos normalmente. Se aumentarmos sua vibração (intensidade), ficamos cegos, porque a capacidade vibratória do nosso olho foi ultrapassada.
Nós conhecemos as vibrações positivas, as negativas e o neutrom, representados na Estrela do Escudo (Colete) pelo sinal de dividir. Adquirimos, pela nossa condição iniciática em Koatay 108, a capacidade de varar o neutrom. O espírito que nos trás uma comunicação atravessa a barreira do neutrom. Quando saímos do nosso corpo, enquanto dormimos, atravessamos a barreira do neutrom e, por serem campos vibratórios diferentes, raríssimas vezes nos recordamos dos fatos. 
Neiva, por ser Clarividente, e pela natureza de sua missão, é consciente de suas viagens aos mundos fora da matéria em que vivemos. Estes planos vibratórios fazem com que os fenômenos permaneçam em ambos os planos. Os fatos que acontecem na Magia de Jesus permanecem, e isto é verdadeiro porque levamos conosco as heranças dos dias anteriores, os efeitos das causas que nos fizeram retornar a bagagem transcendental. Estes fatos estão mudando de valores conforme o campo vibratório em que vão penetrando. Assim, um ato, por exemplo, de um crime aqui na Terra, no plano espiritual poderia ser um reajuste. Os fenômenos vão se modificando de acordo com as manifestações.
Nós temos duas forças distintas de manipulação das vibrações, que são o Apará e o Doutrinador. O Doutrinador produz um tipo de manipulação que nós chamamos de manifestação silenciosa. O Apará é uma força concreta, absolutamente nítida, que se manifesta no seu plexo. A manipulação conjunta do Apará-Doutrinador constitui a base de todo o nosso Sistema. O Apará obedece a uma linha completamente diferente de trabalho, que vem do Oráculo básico de Olorum.
O SISTEMA SIDERAL – Sistema do Céu – é a organização do nosso plano espiritual. O termo Sanday vem de Casa Transitória. Casa Transitória é um mundo enorme, talvez do tamanho de uma galáxia, que está perto de Capela – nosso planeta de origem. Dela se originam os Sandays. Sandays e Casas Transitórias traduzem, mais ou menos, a mesma idéia. Dharman Oxinto, que significa “a caminho de Deus”, é a forma de contato com o Sanday. É o caminho para a Casa Transitória.
As Casas Transitórias ou Sandays são presididas pelos Oráculos. O nosso Oráculo de Simiromba representa uma parte essencial do Sol Simétrico. Todo nosso trabalho é presidido por três Oráculos, que são os de Simiromba, de Olorum e de Obatalá. Obatalá, na linguagem africana, significa Grande Deus.
Koatay 108, completada sua consagração, passou a ter vinte e um Sandays, sete para cada Oráculo. De um Sanday podem surgir outros Sandays, mas, de qualquer forma, todos eles formam uma contagem. Uma contagem significa uma série de elementos em que existe uma hierarquia, uma origem e uma força.
Um Sanday é formado de acordo com as origens dos elementos componentes aqui no Vale. Assim, cada um de nós recebe uma Estrela, de acordo com a nossa origem no Sanday. Cada um está sendo preparado, através de milênios, para o seu Sanday. A preexistência do nosso contato, da nossa origem e da nossa bagagem espiritual por este Sanday é que determinam a posição que assumiremos dentro do Sanday. A chegada destas Estrelas é o fechamento do círculo com que nós recebemos a força fantástica das Estrelas. Segundo Neiva, o tamanho de cada uma é imenso!  Cada um de nós tem, portanto, um relacionamento dentro dessas Estrelas e, embora algum de nós possa ter a força de mais de uma Estrela, conforme a posição dentro de uma hierarquia, a maioria é especializada naquele tipo de trabalho que aquela Estrela irá fazer.
Dentro do Sanday (Estrela) há uma hierarquia, um ritual para cada tipo de situação, conforme acontece aqui em nosso Templo. Cada Sanday tem o seu ritual, mas isto é apenas uma pequena amostra da força imensa representada por uma Estrela. É por isso que Pai Seta Branca disse que, para nós, estão designadas coisas extraordinárias nesta fase da transição. Temos toda esta herança de nossa origem, mas, nesta roupagem, teremos estas forças dependendo do nosso desenvolvimento, da nossa evolução. Somente a Clarividente tem a condição de saber nossa origem e fazer a consagração de cada um. A consagração, portanto, só é dada segundo a origem de cada um.
Assim, por exemplo, a maioria dos nomeados são Harpásios, Estrela que age como uma Estrela-Mãe, nave de comando.
O povo de Sivans é um povo com afinidade determinada dentro de uma certa linha de trabalho, inclusive com tendência para o trabalho de racionalização das coisas, diferente do Harpásios, que tem tendência ao trabalho generalizado, em qualquer circunstância.
Os Sandays são espalhados pelas Casas Transitórias. Entre os Sandays de Koatay 108, as Estrelas são em número de vinte e um, e aí estão Sivans, Harpásios, Taumantes, etc.
A maneira como estes Sandays chegam até nós é através das amacês, que são manifestações físicas dos veículos dos Sandays. As amacês vão e vêm, trazem as energias e fazem a troca de veículos dos Sandays.
SISTEMAS HUMANOS – O Homem, na Terra, tem o seu Sol Interior. Ele está situado em um plano vibracional, tem sua força mediúnica, e está relacionado só dentro do seu carma, não havendo nenhuma ação além de sua vida própria. Este é o Homem comum, o paciente que aqui vem. O Homem colocado no sistema iniciático é originário das galáxias e, agora, está recebendo a identificação do nosso relacionamento com estas Estrelas. Não é um fenômeno simples. É muito complexo e, agora, começará a se manifestar concretamente através de aparições das Estrelas, porque estamos no processo da conjunção dos dois planos.
Com a compressão do neutrom e uma alteração na composição vibracional, deverá surgir uma nova organização atômica, compondo novo átomo. Assim, o neutrom começará a se tornar permeável, o que explica a visão da Estrela que apareceu. Daqui a pouco, vamos começar a ver os espíritos, e não será materialização. Eles atravessarão o neutrom e chegarão ao nosso plano, com todas as qualidades que têm no outro plano.
Toda a Ciência existente, há mais de cinco milênios, desconhece este fenômeno. A descompensação dos núcleos do átomo produz um choque terrível, e nós não podemos imaginar o que poderá acontecer com a passagem destes espíritos para o nosso plano.
Mas o fenômeno da desintegração, dentro dos limites do nosso ritual, já é feito por nós. Na entrega dos espíritos sofredores, o Obatalá é uma combinação de uma força magnética do outro lado do neutrom, onde os Cavaleiros e os Iniciados fazem uma rede magnética e nós, aqui, empurramos, com nossa força de Jaguar, e conseguimos fazer com que aqueles espíritos se desintegrem, isto é, eles passam de um plano para outro.
Não temos a capacidade de integração – somente a de desintegração. Da mesma forma fazemos nossa emissão chegar até o Céu, quando emitimos.
Este Homem de quem estamos falando já é o Homem Iniciático, dentro do Sistema Iniciático. Portanto, o Homem Iniciático tem uma capacidade superior à do Homem normal, pela bagagem que ele trouxe de suas origens. É por isso que Pai Seta Branca já não está mais preocupado com a quantidade mas, sim, com a qualidade.
SISTEMA INICIÁTICO – Iniciada é uma pessoa que se propôs a atravessar os vários portais das suas próprias possibilidades. Sabemos que temos uma origem e nos propomos a voltar, um dia, para ela. O sistema do Vale do Amanhecer, que dispõe de uma Clarividente, nos oferece a oportunidade de atravessar esses portais e de nos tornarmos um iniciado.
Para haver um iniciado é preciso que exista um Iluminado que o prepare. No nosso caso, esta preparação parte de Tia Neiva. Todas as consagrações só podem partir de Tia Neiva, porque ela tem a luz necessária para ver, sentir, palpar e subir a estes mundos, e verificar e distinguir, neste mundo físico, quem é quem, o que cada um de nós pode fazer, o que cada um é e de que maneira cada um pode receber os impulsos para o nosso trabalho.
Este é, portanto, o único grupo iniciático em funcionamento na Terra, o que nos dá um título de nobreza! Somos, assim, privilegiados, por termos uma Clarividente em nosso meio e só nós podemos ser iniciados. O iniciado não pode ser somente no plano espiritual e, para o nosso trabalho, terá de sê-lo também aqui na Terra, para que haja comunicação entre os dois planos.
SISTEMA EVOLUTIVO – O processo evolutivo da Corrente de faz por círculos concêntricos, cada vez menores. Atualmente, Tia Neiva consagra uma pequena multidão, mas não é toda a multidão. Vamos formando hierarquias, e estas hierarquias vão se consolidando, porque os gabaritos destas hierarquias já foram preestabelecidos no plano espiritual.
Entretanto, no plano físico, temos que caminhar para a nossa individualidade, nos encontrar conosco mesmos, para que, através da consagração, possamos ser, na nossa personalidade, aquilo que já somos em nossa individualidade.
A primeira parte do mecanismo do iniciado é a sua orbe. Sua orbe são canais que giram em torno de sua cabeça e que lhe proporcionam a sua potencialidade. Cada ser humano tem a sua própria orbe, girando em torno de sua cabeça todos estes planos, todos estes planetas. Essas informações lhes chegam à cabeça através do interoceptível. O interoceptível é o primeiro passo que o iniciado tem da força de sua orbe, dando-lhe suas inclinações básicas. Dependendo do seu equilíbrio no interoceptível, as forças entram de forma negativa ou positiva. Daí ela desce pela coluna vertebral, se impregna no chakra cardíaco (quando harmonizados, é impregnada de amor – força básica de nossa Doutrina), chega ao plexo e entra em fusão com a força mediúnica. Isto se chama eletrolítrio.
O sistema eletrolítrio produz três forças diferentes: o ectolítrio, o ectolítero e o ectoplasma. Não temos a capacidade de saber o que estas forças são capazes de fazer (ecto = fora de). Emitimos o ectoplasma na linha horizontal, para a Lei do Auxílio. A partir daí, este sistema vai produzir o equilíbrio do Sol Interior de cada um. Se tivermos o equilíbrio da mente, se tivermos o controle da manipulação de energia dos fatos que nos acontecem, então teremos o equilíbrio do nosso Sol Interior.
O nosso Sol Interior corresponde, no plano espiritual, ao Sol Simétrico. O Sol Interior está relacionado diretamente com as forças, com todos estes mundos fantásticos, espirituais, aos quais não alcançamos nem na imaginação. Ele é a força, é a reprodução, o ponto de contato, mais ou menos dentro do mesmo sistema que é a organização dos planos espirituais. Com o Sol Simétrico equilibrado, você começa a emitir sua força na Lei do Auxílio. A Lei do Auxílio vai depender da sua conduta doutrinária, da maneira como você interpreta a Doutrina, como você considera a Doutrina, com amor, tolerância e humildade, e que vem da permanente ligação que você tem com as coisas.
Da Lei do Auxílio vem o retorno das suas emissões. As emissões vêm na proporção em que você se afina na Lei do Auxílio. Você vai podendo lançar suas emissões, e estas emissões, que contêm toda a sua identificação, do que você é e do que é capaz, do que você é herdeiro e de onde você vem, fecham então o ciclo, formando uma força giratória que vai e vem, formando o contato com os planos superiores. As emissões fazem com que você saia de sua personalidade e vá para a sua individualidade. A emissão faz, também, com que os Grandes Iniciados desçam até você. É um perfeito trabalho de ida e volta. A volta da emissão nada mais é do que a presença do Grande Iniciado evocado na emissão. Estabelece-se o perfeito canal de emissão entre o Céu e a Terra. Com a emissão, você trás a eternidade para o presente e, quando estivermos conscientes desta realidade, seremos capazes de realizar grandes fenômenos.
Partimos do processo simples da Lei do Auxílio e, em instantes, mergulhamos na eternidade, nos tornando verdadeiros gigantes. Os valores da eternidade são os valores do perdão. Os valores do castigo são aqui da Terra, e são anulados pelos valores trazidos pelos Grandes Iniciados. A Lei do Perdão é, portanto, a Lei do Transcendental.
Estamos, agora, adquirindo a capacidade de manipular estas forças e, com a Estrela Sublimação pronta, quando se fizer a triangulação de forças dos mestres que estão preparados, então, na perfeita simetria das forças combinadas com o Turigano e com a Estrela Candente, vamos ter um verdadeiro mundo de energia capaz de fazer frente às grandes catástrofes que vêm por aí.
Estamos, assim, caminhando para a plenitude de nosso Terceiro Sétimo. O Terceiro Sétimo será atingido quando esta Corrente estiver integrada neste processo de utilização das três forças dos três Oráculos – de Obatalá, de Olorum e de Simiromba.
Para terminar, quero lhes dizer que o sistema evolutivo do Vale do Amanhecer é o Sistema Crístico concreto. É isto que nos distingue dos outros grupos. O Sistema Evolutivo é, em primeiro lugar, a capacidade que temos, individualmente, de ir buscar estas origens geradoras de energia - as Estrelas - e todas as nossas condições iniciáticas. Em segundo lugar,  é o caminho que temos que percorrer para a nossa individualidade, a capacidade que temos para penetrar dentro de nós. Em terceiro lugar, é a capacidade que temos de lutar, equilibrar e gastar o menos possível de energia com o nosso carma.
Para isso, o Evangelho nos ensina uma série de meios, principalmente se aprendermos, realmente, a manipular as idéias do perdão, da tolerância e da humildade, para que tenhamos mais tempo para a nossa missão. Cabe aqui ressaltar ainda aqueles que caem no erro de criar novos carmas.
Mestres: todos recebemos os distintivos e a Estrelas, daquilo a que temos direito, de acordo com nossa origem. Mas, nem todos corresponderam a estas coisas que receberam. A partir da consagração, o mestre tem que caminhar para chegar ao seu gabarito. Você pode vir a ser um grande mestre esta Corrente, porque você tem todas as possibilidades, tem todos os gabaritos. Mas você só conseguirá isso dependendo do seu livre arbítrio, da sua contagem e da sua aplicação. Tia Neiva lhe dá o direito de ser, mas você terá que se tornar. Não se confundam e nem se choquem pelo fato de, às vezes, não serem chamados para determinados trabalhos, porque os chamamentos se fazem sob o julgamento da clarividência. Salve Deus!

2ª AULA (31.8.82)
(Aula ministrada pelo 1º Mestre Jaguar, Trino Araken)

         Estamos substituindo o Mestre Tumuchy que, por motivo de força maior, não pode estar aqui conosco, hoje. Como não preparamos nenhum roteiro, gostaríamos que vocês fossem fazendo perguntas e nós iríamos discorrendo sobre os temas abordados. (...) Cleópatra, antes de Cristo, já fazia a Contagem das Estrelas (...) O espírito é transcendental e vai sempre evoluindo, cada vez mais. (...) Quem é clarividente o é em qualquer plano que estiver. (...) Cada um é aquilo que é e tem aquilo que é seu.
Estamos sujeitos à Lei, somos iniciados e, neste plano físico, nós, dentro do que somos, assumimos nossos compromissos nos planos superiores. Estes compromissos são com Jesus e são compromissos iniciáticos.
Tia Neiva, quando iniciou seu compromisso, foi conduzida por Mestre Humarran em sua jornada. Mestre Humarran era um Manto Amarelo tibetano, que desencarnou há dois anos. Ele é um Grande Iniciado, portador dos conhecimentos dos Grandes Arcanos. Pai Seta Branca fez um compromisso com ele para preparar Tia Neiva em seu desenvolvimento. Até hoje, ele está sendo seu mestre. Ele é clarividente e se desdobrava, tendo acesso aos grandes Oráculos.
Neste plano, Tia Neiva começou a reviver e fazer a Contagem das Estrelas, que é um trabalho cabalístico. Ela foi desenvolvendo gradativamente e, paralelamente, o Doutrinador foi crescendo aqui em baixo. Hoje, está se preparando a Estrela Sublimação. Os Arcanos são espíritos de alta esfera e são eles que vão aos Soberanos. Os Soberanos são espíritos que regem a Alta Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo. Eles irão reger a Estrela Sublimação, que será uma contagem. Esta é a razão de todo este preparo para este grandioso trabalho.
A clarividência é da individualidade, não é conquista. A vidência é um desenvolvimento.
A Estrela Candente é um compromisso de Koatay 108. Koatay 108 é um poder.
Na Terra, a mais alta faixa que um mestre adquire é o Nono. Todos nós somos Sétimos, e um Sétimo já é muita coisa, desde que o mestre se conscientize, desde que ele tenha conduta doutrinária. Tia Neiva é um Sétimo. Quando Tia recebeu os poderes de Koatay 108, ela recebeu 108 mantras, que correspondem a 108 poderes. Dentro dos 108 mantras, ela trouxe a Iniciação Dharman Oxinto, veio o mestrado, etc.
Estas forças recebidas pelos mestres são brutais, e precisam ser manipuladas. Quando Tia Neiva dá a classificação do Adjunto, esta força não tem limites e, se o mestre não manipular, ele regride. Sua classificação significa que seu plexo está sendo preparado para ser o que se traduz por sua emissão. Se você tiver conduta doutrinária suficiente e, através do trabalho, atingir realmente o que você emite, é, você vai ser consagrado. À proporção que você vai caminhando, seu plexo vai, novamente, se reprogramando, você recebe nova classificação e faz nova Iniciação.
Tia Neiva foi preparada na Alta Magia, sendo levada por Humarran ao Oráculo de Simiromba. Pela manipulação das forças, ela recebeu o direito de trazer a Estrela Candente. São 108 mantras. Recebeu, também, a ordem para formar os Trinos, com três raízes. Os três têm a mesma força, mas são forças distintas.
Existem sete grandes Oráculos, com sete grandes Ministros: Oner, Adones, Eridan, Araken, Alufan, Delanz e Akinaton. Nós recebemos, de cada um deles, uma bagagem.
Formados os Trinos, veio a ordem para formar o povo, que são os Adjuntos.
Então, recapitulando: os 108 mantras formam o Nono (1 + 8 = 9º). Cada número é um Trino. Assim, 1 é um Trino, 0 é outro Trino e 8 é outro Trino. Somando, dá nove, que é o Nono. Cada número destes passou a ter 108 mantras. Então, triplicou, ou seja, o número 1 tem 108 mantras, o número 0 tem 108 mantras e o número 8 tem 108 mantras. Isto chama-se contagem. Cada Adjunto constitui um Nono e pode ter 108 Adjuntos Sivans, 108 Harpásios, etc.
As Estrelas dão suporte para todas estas formações. A Estrela em si é uma força iniciática. Todo mestre precisa manipular forças de trabalho iniciático e forças de trabalho evangélico, isto é, tanto trabalhar na Estrela Candente como na Mesa Evangélica, etc. A Estrela Candente gerou, e está gerando até hoje, todo este desdobramento desta contagem de força decrescente deste mestrado.
Há uma centelha extra etérica que serve de solda para prender o espírito ao feto, no terceiro mês da gestação. São os Médicos do Espaço que trazem o espírito e fazem a sua soldagem ao feto da mãe. Na hora do desencarne, os Médicos do Espaço voltam e desfazem a solda, liberando o espírito. Durante um período de vinte e quatro horas, ele absorve as energias do corpo e vai para Pedra Branca. A energia que serviu de solda – o charme - não sobe com ele. Ela fica no cadáver, sai e aflora, parecendo uma fumacinha. Junto àquele charme fica, também, tudo aquilo que ele deixou de fazer, obsessores, cobradores, etc. Se cumpriu tudo que ele tinha de cumprir e se evoluiu a ponto de não mais ter que voltar à Terra, aquele charme é mandado para hospitais, onde houver necessidade, e ali ele serve para curas dos que mais necessitam.
No nosso plexo estão representados os três reinos da Natureza: o micro, o macro e o plexo físico. No nosso centro coronário estão os três grandes reinos da Natureza: o espírito, o perispírito e a alma. Eles funcionam como se fosse esfera sobre esfera, e são protegidos por uma película, que se chama ectolítrio. Quando há desencarne, o ectolítrio também sobrevive à morte, e ali ficam muitas energias de tudo aquilo que ele fez, que são as suas heranças transcendentais. Não se esqueçam de que, por onde nós andamos, deixamos nossas heranças.
A alma está presa ao nosso centro nervoso. Ela age e interage de acordo com os nossos impulsos. Ela busca o transcendental, ela busca a origem. O corpo busca tudo que existe na Terra – dinheiro, prazeres, etc. O perispírito é uma película que registra tudo, todas as ações, e não se acha influenciado pelo centro nervoso. A alma é o transcendental. Ela pouco se importa se você está feliz ou infeliz. Ela deseja que você faça alguém feliz! Ela quer que você cumpra o seu carma. O corpo pouco está se importando com a alma. Ele quer é ser feliz. Existe, pois, um impacto do extra etérico, que é a alma, com o físico, que é o corpo. Deste impacto, deste choque, é que se origina a dor.
Dependendo da capacidade de equilíbrio e das reações da conduta doutrinária, você se evolui. Vamos nos preocupar com a nossa galáxia, com o nosso Céu. Existem muitos planetas iguais ao nosso.
Nós estamos cultivando três grandes Oráculos: de Simiromba, de Olorum e de Obatalá. São grandes e imensos poderes.
Temos o nosso planeta-mãe, que é chamado Capela e, também, de Planeta Monstro. Nós estamos afastados de Capela há cinco Ciclos. Cada Ciclo, digamos, que corresponde a dois mil anos. Está chegando a hora de haver uma transmutação, uma transferência de uma série de acontecimentos.
Estas Estrelas, em número de vinte e uma, formam, cada uma, uma amacê. Uma amacê é um portal de desintegração, uma rodoviária, é uma estrela, é uma nave. Cada uma tem uma especialidade, com o desenvolvimento de uma missão. Estas vinte uma Estrelas partem dos três grandes Oráculos, nestes três grandes Sandays.
Os Mayas foram uma das ricas e tristes encarnações que nós tivemos. Nós nos desenvolvemos tanto que dominávamos o átomo, a energia atômica, com muito mais precisão do que hoje. Surgiu, nesta época, o Homem-Pássaro, que voava com a adaptação de pequenos tubinhos em seu corpo. Existiam grandes sábios que recebiam instrução de Capela, tinham a Voz Direta, emitiam, etc. Mas eles não se contentavam com isso. Eles queriam segurar, prender, uma amacê. Se achavam deuses, e se esqueceram de que, átomo por átomo, por Deus foram constituídos. Um belo dia, armaram uma cilada para prender uma amacê, e foram todos desintegrados. Na civilização Maya existem, até hoje, o Templo do Sol, o Templo da Lua e os Quadrantes. A chamada rua dos Mortos, aqui, é dos vivos, isto é, do Mestre Sol e do Mestre Lua. Salve Deus!

3ª AULA (14.9.82)

         Das coisas que me ocorreram, neste retiro que fiz no hospital, acompanhando nossa Clarividente, peço a Deus que me inspire, para que eu possa lhes transmitir, pelo menos, uma parcela delas.
A primeira delas foi saber que aquela frase de Jesus – “É preciso morrer para nascer” – é, na realidade, de muita profundidade.
Assisti, nestes dias, a um espetáculo triste de ver Neiva ser levada para o CTI, inconsciente desde que ela saiu daqui, às três horas da madrugada do dia 30. Eu assisti, assim, ela desorientada, desconexa, e, em seguida, comecei a me afastar, não suportando mais. Foi inserido em seu nariz um tubo, por onde ela passou a respirar, sendo, depois, levada ao CTI, onde permaneceu sete dias. Durante sete dias, permaneci na porta do CTI, até que ela saiu e foi para o apartamento. Diante de todo o carinho dos médicos, foi tirado o tubo e ela começou a respirar pela máscara de oxigênio, começando a retomar a consciência lentamente.
Mestres: ali ocorreu uma morte aparente, porque, em poucas palavras, ela, ao sair do CTI, nos dizia que não havia sentido dores. Ela começou a sentir dores quando começou a retomar sua consciência. O Mestre Jaguar, no momento em que ela se encontrava no CTI, nos encontrou muito deprimidos, com aparência de que ali se processava o desencarne de nossa Mentora. Nestor, então, nos disse: “Que nada! Fiquem tranqüilos que Tia Neiva desta vez não vai, porque temos a promessa de Pai Seta Branca e de Tiãozinho!” Ele elevou, assim, o nosso padrão, e seguiu para o Templo, dizendo que o lugar de rezar era no Templo.
De anteontem para ontem, ela teve três crises violentas de dores de cabeça, indício de que o carbono estava muito ativo. Ela, então, mandou telefonar para o Nestor e pediu para que fosse feito um trabalho naquele momento. Havia perigo de desencarne! O trabalho foi feito e ela se ergueu novamente. Durante este período, fiquei elaborando na mente as coisas que desejo transmitir a vocês. Vou, então, lhes transmitir as coisas que eu estou pensando, firmando um pensamento: que é preciso morrer para nascer!
Interpretamos a morte como a degradação física, mas, na verdade, a verdadeira morte é a morte do espírito, ou melhor dizendo, a predominância do corpo, dos nossos defeitos, das nossas vaidades, das nossas dificuldades e da nossa intolerância. Então, digamos que não é bem a morte e, sim, o afastamento do espírito, pois ele não pode se manifestar devido a seu padrão vibratório, pelas questões de intolerância, de disciplina pessoal, da incapacidade de manipulação de energia, etc.
Geralmente, o discípulo, quando está preparado para uma Iniciação, é levado a uma condição física que corresponde à anulação do relacionamento, e o primeiro ato é o isolamento. Assim, na Iniciação, o capuz é o símbolo do isolamento. A segunda gestão é a ausência da luz, é a sensação da morte através da ausência da luz. Alguns iniciados são levados para lugares escuros, como aconteceu com Lázaro. Jesus estava pregando em um lugar distante, quando Lázaro morreu. Ele foi envolvido em tiras de pano, colocado no túmulo fechado por uma pedra. Assim eram sepultadas as pessoas importantes da época. Jesus foi chamado e, à primeira vista, não se apressou a atender o chamado. Ele sabia do ritual que se desenvolvia para o sepultamento. Dois dias depois, Jesus chegou e disse: “Lázaro, levanta-te!”, e Lázaro se levantou e saiu andando, tirando aqueles panos que o envolviam. Lázaro havia passado por uma Iniciação. Vários iniciados passaram por esta situação.
A morte, portanto, significa a morte da personalidade, isto é, a pessoa se despoja daquelas coisas que são negativas na sua personalidade. Estamos já entrando nesta fase da Iniciação. Por isso é que Pai Seta Branca está separando os grupos por sintonia, para formar os verdadeiros iniciados.
Vamos, agora, ingressar em outros portais e estas Estrelas – Sivans, Harpásios, etc. – já é nossa origem que se apresenta na hora da precisão. É uma reserva de energia que virá fisicamente, adequada às condições que se apresentarão a partir de agora. Portanto, dentro do nosso dia a dia, estamos nos preparando para as grandes iniciações.
Tia Neiva foi a primeira a passar por isso e, tão logo tenha condições, nos trará as reais novidades.
Sabemos que o Homem é composto de corpo, alma e espírito. O corpo e a alma são instrumentos do espírito. Na verdade, separamos todos, mas há uma interdependência muito grande de cada um. O corpo é uma projeção do espírito, uma vez que é o espírito que fabrica seu corpo, de acordo com o tipo de carma que ele planejou. Da mesma forma, a alma é projetada segundo o espírito. O trabalho evolutivo do espírito é feito através do corpo e da alma. Assim, nós colocamos nosso corpo e nossa alma a serviço do espírito, através das heranças.
Quando fazemos nossas emissões, estamos nos reportando a todas as vivências do nosso espírito, porque ele não pertence a este plano, mas às nossas origens espirituais.
Uma coisa vocês precisam entender bem: nós não vivemos uma filosofia cristã –  vivemos um Sistema Crístico! O sistema é uma estrutura, uma cultura universal pronta, acabada, que existe e não tem possibilidade de mudar. Já a filosofia cristã é a maneira como os Homens interpretam a Lei. Assim se formam as religiões, baseadas juntamente na distorção destas interpretações, porque não há unidade de pensamento. Reúnem-se as idéias e fabrica-se uma nova forma. Nada se cria – muda-se a forma das coisas. Daí a razão de milhares de livros espíritas, toda hora uma novidade e agora, então, com a predominância do Vale das Sombras, com predominância desses espíritos a quem está entregue a destruição.
Dizemos, em nossas aulas, para que nossos médiuns não falem em espiritismo, não discutam religião, porque não é mais época. Tudo o que o Sistema Crístico podia fazer para os Homens está feito. O Sistema Crístico é universal, por Jesus estruturado, e atualizado em função de um Ciclo. Manifesta-se naturalmente, através do mais perfeito veículo condutor da razão, que é a consciência, indiferente à formação religiosa, indiferente ao nível cultural e intelectual, indiferente às raças. O Sistema já deu, a qualquer Homem, a possibilidade de se encontrar consigo mesmo, com sua individualidade. Quando os Homens preferem inventar novos métodos, vão se afastando da realidade, que é o Sistema. Quando se fala que o Jaguar tem o pé na Terra, é porque o Jaguar tem o pé no Sistema, explicado em termos do nosso Sol Interior.
Quando falamos em Sol Interior, estamos falando numa filosofia cristã, e nenhum comentarista ou filósofo cristão comentará esta palavra, porque só vai ser encontrada no Evangelho se buscarem o Evangelho Iniciático, isto é, o Evangelho cujo segredo só podemos entender se tivermos a iluminação por dentro. As palavras são iguais para todos, mas alguns enxergam de modo diferente, e chegam ao Sistema, se tiverem o pé na Terra. Entretanto, no Evangelho, tudo se resume na prática destas três palavras, que nós sempre repetimos: Amor, Tolerância e Humildade!
Agora, chegou o momento de saber até que ponto cada um de nós adquiriu a capacidade de perdoar, de tolerar, de ser humilde, de não julgar e a capacidade de amar e, assim, avaliar o ponto a que chegou, em termos do amor incondicional. Para esta avaliação, temos um ponto de referência, que é Tia Neiva. Assim, podemos avaliar, tranqüilamente, qual o estado evolutivo de cada um.
Uma coisa é certa: se você não adquirir uma determinada evolução, não importa qual seja sua origem, sua Estrela, seu título, sua posição dentro da Corrente, você não alcançará a realidade destas coisas que você tem representadas em seu próprio uniforme. O importante, realmente, é saber se você vai se colocar à altura desta realidade de sua individualidade, à altura desta herança.
Meus mestres: aqui, na Terra, somos seres em constante mutação. Nunca somos alguma coisa – estamos sendo alguma coisa! Então, mestres, vocês são a sua individualidade, mas, no momento, encarnados, estão sendo alguma outra coisa. É preciso tomar consciência, se compenetrar completamente deste fato e lembrar, sempre, que a principal coisa que você sabe é que está sendo um médium.
O verdadeiro sentido da humildade é conseguir dar vazão, através de si mesmo, da maior pureza do Céu, que é a Voz Direta. Isso não diz respeito só ao Apará, mas, principalmente, ao Doutrinador, porque os Doutrinadores são os portadores do Terceiro Verbo, da palavra, que é o fundamental do Sistema Crístico.
Somos médiuns desenvolvidos, temos nosso plexo aberto, nossos chakras em andamento, em funcionamento, e isto não desaparece quando tiramos o uniforme. Este é o grande segredo do qual deveremos nos conscientizar daqui para a frente.
Há uma diferença muito grande entre a individualidade e a personalidade. Nossa individualidade é iniciática.
Quem é que vai assumir o Terceiro Milênio, se nós já estamos adultos? As crianças de hoje, nossos filhos, deverão assumir o Terceiro Milênio e existem já muitas crianças que estão vindo com esta missão. É preciso muita segurança e muita conduta doutrinária, de acordo com esta realidade do Sistema. É fácil comportar-se doutrinariamente quando você usa a filosofia cristã. Mas, se usarmos a compensação das forças do Interoceptível, aí já estaremos dentro do Sistema.
Quando você recebe uma corrente negativa, tem que aprender a manipular esta corrente o mais rapidamente possível. Um Jaguar, hoje, causa um prejuízo tremendo quando permanece dentro de uma corrente negativa por mais tempo que o justificável pelo seu carma. Nós, que estamos ingressando nesta Corrente de triangulação de forças, que são as Estrelas que vêm do grande cosmos e que vão jogar, diretamente sobre nossos plexos, nossas cabeças, nossos braços e nossas mãos, esta força energética, estaremos causando um prejuízo muito grande no processo de transmissão do Terceiro Milênio quando permanecemos em uma corrente negativa por tempo além do razoável. É preciso que tenhamos consciência, que façamos um exame de consciência cada vez maior.
Já em 1962, Mestre Humarran alertava Neiva: “Neiva, Jesus nos adverte: Antes de culpar o teu vizinho, procura ser severo contigo mesmo!... Por mais sábia que sejas, um dia ainda terás muito que aprender... Mesmo quando houveres desviado das coisas mundanas, ainda precisarás meditar, fazendo conjecturas acerca de ti mesma!”
O Sivans, por exemplo, nos parece que foi o povo responsável por aquela destruição, da desintegração dos Mayas, na península de Yucatã. Porque, vejam, existia um contato de Voz Direta com as naves espaciais que traziam, àquele povo, vários benefícios, tais como: energias, manutenção da área livre de certos animais que aterrorizavam os povos, traziam instruções, etc. Mas as naves nunca atravessavam o neutrom. Passavam em vôos razantes, mas do outro lado do neutrom. Aquele sacerdote – Numara – que resolveu aprisionar a nave, deveria ser um Sivans! Mas esta não é a primeira vez que, na história da Humanidade, o Homem peca por orgulho e pelo intelecto. É a sapiência por orgulho. O intelecto procura tornar Deus à sua imagem e semelhança, quando deveria ser o contrário. Ele assim o faz para sua conveniência.
O principal fato que devem observar, entretanto, é que, antes de mais nada, somos médiuns, isto é, intermediários de nossos Guias e de nossos Mentores. Se mantivermos nossa padronização através da manipulação das energias, buscando preservar os princípios da Doutrina de Jesus, se não conseguirmos realmente manipular nossas energias, a todo momento, com equilíbrio e harmonia, nossos chakras podem ser penetrados pelas correntes negativas e  fazer predominar a Lei Negra, tornando-nos objetos de destruição. Como escolhemos, resolvemos pertencer a esta elite, temos, então, de corresponder, porque temos uma grande herança, herança maravilhosa desta Corrente.
Ninguém serve bem a dois senhores. Portanto, vamos servir a Deus, através dos Mentores.
O Interoceptível é o volante do equilíbrio do ser humano. Nossas origens, nossas Estrelas, os lugares onde habitam nossos amigos, o nosso plano espiritual, tudo funciona em torno de nossa cabeça. As coisas giram e vêm para nós pela nossa cabeça. O cérebro é dividido em duas partes: do lado direito, o Jeová positivo ou branco; do lado esquerdo, o Jeová negativo ou preto.
No Trono nós vemos o Preto Velho trabalhando com a mão direita que, entretanto, é comandada pelo lado esquerdo do cérebro. A energia entra por um lado e sai pelo outro. A mão esquerda é de descarga. Nós recebemos pela direita e soltamos pela esquerda. Se você quer conservar suas energias, você fecha a mão esquerda, porque ela é o local de descarga. Quando você quer tirar uma carga de uma pessoa, você aplica a mão direita, por causa da circulação. Se você quer conservar energia, você fecha a mão esquerda e abre a mão direita. Se você quer descarregar, você fecha a mão direita e abre a esquerda. Aí você tem todo o sistema iniciático de trabalho.
Os dois hemisférios cerebrais recebem a força, que vem em forma de cone. O vidente vê, na cabeça da pessoa, um fio de força como que penetrando na cabeça, que é o sistema coronário ou Sol Interior, porque tem uma coroa. É baseado nisto que os padres faziam, antigamente, aquela coroa, porque a Igreja Católica conhece toda esta força, mas conservam este segredo. O cone de força entra pelo cérebro e se divide em duas partes: uma negativa e outra positiva, porque, na Terra, tudo funciona na base de positivo e negativo. Por exemplo: o calor do Sol e o frio da Lua provocam um vento, que é o princípio da Vida, isto é, a diferença entre o calor e o frio. O movimento é feito pelo vento chamado Tanoaê.
Tanoaê, Tanoay e Tanoai são três fases do vento: vento destruidor, vento construtor e vento que trás o consolo. Então, entra somente uma energia. Quando ouvirem falar em forças cruzadas, saibam que é impossível, para nós, fazermos um cruzamento de forças. O cruzamento de forças se faz lá no plano da individualidade, e ela, então, se cruza, de acordo com suas origens, onde você está. Por exemplo: o raio de Araken pode vir cruzado com uma força de Olorum, pode vir cruzado com uma força de Adones, etc., mas, quando chega na cabeça do Mestre Araken, chega uma força só, que já vem cruzada. Subdivididas em positiva e negativa, no cérebro, elas descem pela coluna vertebral e vão atingir o Sol Interior.
Nesta descida, ela toma três posições diferentes, isto é, recebe forças de três fontes diferentes. Uma delas é impregnada pela energia vital, outra pela energia anímica e outra é impregnada pela energia do espírito. Estas forças sobem e descem na coluna e chamam-se ectolítrio, ectolítero e transforma-se, depois, em ectoplasma. Quando emitimos, o nosso ectoplasma é a resultante de toda a elaboração que vem do nosso espírito, do nosso corpo e da nossa alma.
Se você está com uma dor, você fica impregnado com aquela energia ruim, a sensação de doença influencia o seu sistema ectolítero. Se sua alma está doente, se você está insatisfeito, se você está aborrecido, desiludido, se não tem fé, se está em dúvidas com relação à sua vida, o ectolítero vai sofrer a influência do que se passa na sua alma, o seu espírito está baixo.
O seu ectoplasma resulta da elaboração que se faz daquela energia que aqui chegou e penetrou em você, e que o obrigou a uma ação, porque o ectoplasma é energizado, o Sol Interior se inflama, se produz uma transformação celular e você pode até se curar de uma dor qualquer, dependendo da maneira que o seu interoceptível controla as energias.
Às vezes o médium diz que estava com uma desinteria tremenda, e tomou um pouco da água de Pai Seta Branca e se curou. O que aconteceu foi a troca de células positivas, dentro do seu organismo, provocando o equilíbrio. É preciso, pois, ter uma preocupação muito grande com o seu corpo físico, com o seu organismo, quando possível com o pensamento, quando não, com uma correção médica. Quando se trata da alma, se os pensamentos são negativos, desanimados, sujos, quando fazemos a evocação, recebemos as energias. A recepção, no interoceptível, é controlada pela curvatura das mãos. Os dois braços levantados funcionam como dois guias que jogam o feixe de energia para dentro de nós. Se, recebendo esta força toda, tivermos pensamentos contrários, nossa alma vagando por aí, entramos em desequilíbrio e não poderemos conseguir as coisas. Salve Deus!

4ª AULA (28.9.82)

         Salve Deus, Mestres! Estamos ainda muito sensíveis ao ocorrido com nossa Clarividente, com dificuldade de transformar as impressões em palavras. Mas, os fatos estão aí, assim como verdadeiros clarões de luz que, freqüentemente, aparecem à minha frente, e tenho feito alguns testes, testes permanentes, no sentido, primeiro, da minha própria individualidade e, segundo, na minha vivência em relação ao próximo, ao meu próximo.
Tenho tido a oportunidade de testar estas luzes que surgem nesta Doutrina, e testar imediatamente, porque Deus parece que está trazendo as oportunidades prontamente. Na semana que passou, tive a oportunidade de confronto com duas figuras diferentes. E o confronto é o teste da Doutrina do Amanhecer, porque, conhecendo esta Doutrina como me foi permitido conhecer, tenho a oportunidade de verificar sua beleza, sua segurança e a ausência de erros.
Estes dias, chegou uma pessoa, ficando cerca de meia hora perto de mim. Era um pesquisador, sociólogo e filósofo, formado em uma universidade francesa. Em sua pesquisa, procurava uma relação entre o racional e o religioso, dizendo ter lido o trabalho do Padre César sobre esta Doutrina. Dizendo ele ter pouco tempo e parecendo levar a sério a sua pesquisa, respondi-lhe, apenas, que ele acabava de encontrar o que buscava. O que ele procurava estava aqui, dentro do Vale do Amanhecer: o racional junto com o religioso. Em poucos minutos, ele aceitou, mas fez algumas objeções. Eu me vi naquela situação curiosa, em que você se encontra frente a uma pessoa culta, estudiosa do assunto, e você se julga uma colcha de retalhos por dentro, em termos de palavras, de ações, de livros que você nunca leu, etc. Mas a mediunidade vem ao seu encontro de uma maneira feliz, e você tem as respostas de maneira absolutamente prontas. Para mim, não deixa de ser mais um teste desta Doutrina, e vocês vão começar a testá-la, também, e verão que estes testes trarão mais segurança.
Por enquanto, a segurança de vocês consiste na capacidade que adquiriram de curar, resolver problemas, fazer o ritual com perfeição, de conduzir ininterruptamente esta Corrente, sem solução de continuidade, mantendo aquele aspecto agradável, trazendo as forças do Céu para a Terra, emitindo diariamente, etc.
Mas, agora, estamos diante de uma situação nova que, se por um lado, é maravilhosa, por outro lado nos deixa preocupados. É pensar nas coisas que vão acontecer, nos grandes mistérios que, talvez, antes nem  pudessem ser revelados e que, agora, neles vamos penetrar. Vamos penetrar nos mistérios dos valores deste Universo: a presença de Deus, de maneira tão clara, e a dilatação de nossas consciências, ao ponto de entrarmos em situações de êxtase, situações de perceber e sentir a Terra se mover em baixo de nossos pés.
Esta a perspectiva que nos está reservada se correspondermos, nesta nova fase, às coisas que vão ser esperadas de nós. Como estes fatos vão acontecer ainda não temos conhecimento, até que nossa Clarividente esteja, novamente, em condições de nos transmitir as informações necessárias. Tão logo sejamos merecedores de receber os ensinamentos, transmitiremos a vocês.
Na nossa última reunião, lembramos os mecanismos de nossa evolução pessoal, do nosso trabalho sobre nós mesmos, para que cada um ficasse bem informado e tivesse consciência desses fatos que acontecem diariamente. De vocês, que aqui estão, vai depender o futuro de uma era, se estiverem perfeitamente conscientes de sua vida pessoal e de sua vida missionária. Vocês foram escolhidos dentro de uma multidão, foram levados pelos planos espirituais, foram selecionados pelos seus Mentores, pelos seus Guias, e seus carmas foram amenizados. É muito séria a responsabilidade de cada um, individualmente. Portanto, não aceitamos formalismos. Assistam às aulas, analisem e vejam em que ponto se encontram em relação a estas informações.
Em uma das cartas de Neiva que estou relendo, verificamos que Deus faz muitas experiências aqui na Terra, e muitas falhas nossas são devidas à falta de correspondência com os espíritos. Como exemplo, já houve períodos na Terra em que os Homens viviam em etérico, não tinham plexo físico. O plexo físico foi criado a partir de uma evolução das condições da Terra.
Nós, Jaguares, formamos o grande sacerdócio, interpretação muito simplória que foi feita quando se estabeleceu o cristianismo de um modo geral. Cometeu-se um grave erro, considerando-se o sacerdócio uma profissão especial, onde Deus é o patrão! Não. A idéia de sacerdócio é outra. Tribos foram formadas em sacerdócio, e nós somos uma destas tribos, isto é, indivíduos que já vieram com a marca do sacerdócio. Assim, o Jaguar foi testado numa vivência compreendida entre dezenove e vinte e uma encarnações.
Temos o privilégio de conviver com uma Clarividente. Nenhum grupo religioso vivo possui qualquer forma de revelação que venha com absoluta racionalidade, como acontece com nossa Clarividente. Não existe nenhuma segurança como a que Tia Neiva nos trás. Todos os grupos, mesmo os mais próximos – espíritas -, padecem de toda a confusão provocada por centenas de livros e concepções filosóficas de onde não podem se afastar. Vocês sabem, por experiência, que o Evangelho de Kardec contém só trechos específicos do Evangelho, que eram utilizados para combater as situações de cem anos atrás. Com esta dificuldade, os espíritas dependem de comunicação, não havendo, portanto, segurança. Cada médium, principalmente se já passou por um passo iniciático, se é um iniciado, dispões de todas as condições para formalizar um sistema de correspondência direta, um elo de ligação direta com seus Mentores e Guias.
Tanto quando em atitude de reflexão, buscando descortinar o nosso íntimo, ou quando recorremos, principalmente nós, Doutrinadores, a um médium Apará para que, através dele, o querido Mentor nos transmita uma orientação, busquemos, sempre, nos colocar, antes, de joelhos perante Deus, com muito carinho e respeito, mas alicerçados pela razão.
Temos o desenvolvimento do Doutrinador, que nos permite interpretar uma comunicação pelo seu conteúdo, não importando qual o espírito. Quando um Jaguar interpreta uma comunicação segundo sua conveniência, comete  erros e logo esses erros aparecem. Portanto, este é um terreno bastante escorregadio, que nos trás muita insegurança.
Na realidade, não precisamos das comunicações para viver a nossa vida. Se um Jaguar cai no erro de precisar de consulta às entidades para resolver seus problemas, ele aboliu o que tem de mais extraordinário, que é a sua própria comunicação com seus Guias e Mentores, seus Cavaleiros.
Tudo isso faz parte de um conjunto heterogêneo muito grande e não podemos exigir perfeição, porque não existe perfeição na Terra.
Mas nós, que estamos, agora, diretamente ligados a essas Estrelas, principalmente sob o comando de Harpásios, temos que nos colocar acima destas questiúnculas, acima destes pequenos erros, porque já superamos esta condição.
A partir do momento em que estivermos lidando com estas Estrelas, estamos sob o comando de Harpásios, porque, agora, ficamos sabendo que Harpásios é comparado, no sistema solar, ao Sol, que tem seus satélites, mas só funciona em equilíbrio do sistema em conjunto, isto é, Sivans, Taumantes, etc., toda a participação relacionada com a presente encarnação.
Quando um Taumantes muda de Adjunto e lá ele muda para Sivans, por exemplo, isto pode ocorrer porque todos nós pertencemos a um conjunto planetário. Sua classificação, dada por Tia Neiva, está de acordo coma sua melhor sintonia no momento, na presente encarnação, com seu carma e com sua posição sócio-econômica. Na verdade, vocês poderiam receber outra designação, mas ela está fazendo a classificação com precisão.
Esta aula não é uma aula de rotina. É uma revelação, e temos grande responsabilidade, porque uma coisa mais grave está por trás de tudo isso. Esta revelação, embora seja imprecisa, já vai despertar seus corações, porque vocês já estão sendo objeto de cuidados de todas essas entidades nos seus sonos, nos seus transportes, nas suas vivências, nos seus carmas. Cada um de vocês vai ser atingido vigorosamente!
Temos sete legiões. Só a Legião dos Pretos Velhos pode alimentar sozinha toda esta Corrente e nos levar à execução desta tarefa. Mas, o que tivemos de privilégio, foi que Koatay 108 avançou tanto e é tão respeitada nos planos espirituais, que ela movimentou e atraiu a atenção e recebeu o beneplácito dos Arcanos.
Os Arcanos são espíritos superiores, que presidem todo este Universo, a formação da Terra, com toda esta experiência. Têm poderes e são tão grandes que não ficam aqui conosco – nos projetam a força! Presidem os destinos do Universo há milhões de anos e são a manifestação do sopro divino na Terra.
A permanência da virtude de Koatay 108 – a persistência, a capacidade espiritual e humana – fez com que ela ganhasse um grau muito maior do que têm os missionários, porque, senão, não estaríamos aqui. Seríamos um grupo que estaria na rotina dos outros, nas velhas estradas, fazendo proselitismo, etc. Não seríamos independentes. Até as pessoas com carmas mais pesados conseguem viver bem diante das coisas mais absurdas, porque somos, realmente, um grupo de privilegiados.
No Céu, há especialidades para os espíritos. As falanges têm suas próprias especialidades e nós correspondemos a estas especialidades. É por isso que, se você recebe uma tarefa de Sivans, você está Sivans.
Os Grandes Arcanos são espíritos finíssimos. Simplesmente, eles não discutem. Vêm em missão e está em jogo a eternidade, o transcendental. São diretos, precisos e objetivos.
E nós, Jaguares, fomos escolhidos para este sacerdócio. Se correspondermos, tudo bem. Caso contrário, eles se afastam. Mas, não está tudo resolvido. Está tudo pronto, mas vai depender de cada um a conscientização dos princípios desta Corrente, princípios incontestáveis.
Quando se fala de amor, tolerância e humildade, tem que ser uma segunda natureza nossa. O problema é luz e sombra, escuridão e claridade. Não é um problema de aplicação, livros, leituras, discussões, intelecto, nada disso. É uma coisa que se passa no plano do coração, no plano emocional, isto é, sendo desenvolvida, gerada, despertada no íntimo. Uma coisa determinada no Evangelho, já tão amplamente registrada.
A maioria das respostas que buscamos através de perguntas ao nosso próximo, só encontramos dentro de nós mesmos. Assim, podemos testar, a qualquer instante, o que somos e o que não somos. Se você conseguir, na sua vivência, uma predominância das atitudes de humildade, tolerância e amor, e o não julgamento, você recebe, em sua consciência, a claridade e a luz e, consequentemente, a resposta das suas origens, dos seus grandes Guias missionários, dos seus grandes Arcanos. Você recebe, e se torna um Jaguar seguro. Você sabe o que quer, sabe como decidir e não precisa se exteriorizar nem se justificar a ninguém.
Precisamos nos compenetrar que, daqui a pouco, as revelações irão chegar até nós, e isto será quando menos esperarmos. E o custo das oportunidades perdidas?
Temos, agora, a presença dos Arcanos na Terra, atraídos pelos méritos de Koatay 108. A presença dos Arcanos significa, inclusive, a observação do nosso comportamento individualizado, não em termos da moral, mas, sim, se vamos corresponder, na ação, aos planos que desconhecemos e que eles têm para esta Terra.
O mundo é muito diferente daquilo que interpretamos que ele seja. Agora mesmo, a Ciência está se deparando com uma série de fenômenos não explicáveis. A Ciência começa a se aproximar do extrasensorial, do para-científico. Com o equilíbrio do Centro Coronário, o Sol Interior, poderemos chegar a todos estes mistérios.
O mundo espiritual é assimétrico, irregular, atemporal, não tem contagem de tempo igual ao mundo físico. Através de milhares de anos, fomos sendo aperfeiçoados através das encarnações e fomos nos fazendo sacerdotes. Pai Seta Branca, todo ano, faz um teste de nossa conscientização neste sacerdócio, e tem nos afirmado que está satisfeito com os Jaguares. Agora, chegou o momento de ver como é que vamos corresponder ao que ele espera de nós.
Com relação ao Sistema Crístico e à filosofia cristã, dizemos sempre que não vivemos, no Vale do Amanhecer, a filosofia cristã, porque ela é uma colcha de retalhos que forma toda esta divisão religiosa, esta multiplicação de religiões, umas a combater as outras. O que vivemos no Vale do Amanhecer, que nos dá esta segurança, esta humildade, é porque vivemos o Sistema Crístico, batizado por mim e confirmado pela Espiritualidade. O Sistema Crístico é o amor em substituição ao ódio, é o não julgamento, porque não sabemos porque as pessoas fazem as coisas.
A Doutrina do Amanhecer não tem erros, porque ela se baseia no Sistema Crístico. Não tem, pois, contestação. Tia Neiva nos ensinou, a todos, as palavras amor, tolerância e humildade. A intolerância é uma das coisas que produz mais desgraças e que ilude mais os espíritos na Terra. Ela é o motivo de quase todos os infelizes casos de tragédias que povoam este mundo. Precisamos examinar nossa consciência freqüentemente para respondermos até que ponto somos tolerantes. Se não houver humildade e amor, não há iluminação e, não havendo iluminação, não há percepção. Não enxergamos as coisas no escuro.
Não nos esqueçamos de que somos uma tribo de sacerdotes, no verdadeiro sentido do sacerdócio. Não queremos com isso tecer qualquer crítica a nenhuma formação religiosa da Terra, pois, como sabem, temos profundo respeito por todas as expressões doutrinárias da Terra e não fazemos proselitismo, não lutamos contra, mas sim a favor – “Era do Homem que ama o anjo e, com a mesma intensidade, o demônio, sabendo distinguir as duas forças” (Pai Seta Branca).
Quando formamos a tribo – a nossa tribo – formamos o que chamamos contagem. A contagem é o maior segredo que existe no coração de cada um de nós. É um neologismo criado por Tia Neiva, mas todo este grupo de sacerdotes que vêm atravessando estes milhares de anos, eles têm uma contagem, isto é, nós nos tornamos este grupo de Jaguares pela contagem dos próprios Jaguares. Esta contagem determina o fato pelo qual muitas pessoas vêm e não permanecem, porque a contagem seleciona o grupo. Salve Deus!

5ª AULA (11.10.82)

Salve Deus, Mestres! As informações que vêm sendo trazidas pela Clarividente estão muito cuidadosas, restritas, e está sendo feita uma aculturação de nossas mentes para o seu recebimento. Com o desenvolvimento que vocês forem apresentando, gradativamente vai se formando uma elite para tratar da Estrela Testemunha, que é um trabalho de alta precisão que recebemos como presente, com todos os seus poderes, ou grande parte dos poderes, que nos foram prometidos pela Espiritualidade, inclusive o poder de materializações.
Como é do conhecimento de vocês, já tivemos estes poderes. Tanto que Pai João, Pai Zé Pedro e estes Pretos Velhos do período da escravidão, próximos do Angical, promoviam materializações porque eles eram grandes Jaguares. Aqui em nosso meio, existem veteraníssimos espíritos tradicionais deste planeta, inclusive Arcanos, que não se realizaram. Uns porque seguiram o caminho errado, outros porque pegaram a estrada mais larga e, assim, não chegaram à realização dos Arcanos. Os Arcanos são espíritos que têm a tarefa atual de colocar a transição deste fim de era, 5º Ciclo, que representa milhares e milhares de anos, para o Terceiro Milênio, a Nova Era, com novos valores e novas situações. Estes espíritos, como nós, estão trabalhando há muitos anos. Como informação: estes Arcanos não são todos iguais, mas têm uma roupagem muito bonita e aparentam uma idade de 35 a 40 anos.
Como vocês sabem, os espíritos podem apresentar muitas roupagens. Como, por exemplo, o Pajé que curou Pai Seta Branca é o mesmo Amanto, o espírito que acompanha Tia Neiva. Os espíritos têm a mobilidade de se apresentarem de várias maneiras. Os Arcanos estão, agora, bem mais próximos de nós e, com muitos deles, já estamos trabalhando. Lázaro, por exemplo, é da Legião dos Arcanos, assim como Akinaton, Araken, etc. Pai Seta Branca é responsável por este Distrito, que constitui uma fatia do grande mundo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nesta linha de Seta Branca os Arcanos são os responsáveis pela promoção do Distrito.
Mas parece que, neste Distrito, está o ponto focal, porque é daí que partirão as grandes mudanças e onde se concentrarão as grandes energias. Como exemplo, citamos os Himalaias, que outrora foi chamado de Mundo Encantado dos Himalaias pelos espíritos que lá trabalharam na transição de uma era para outra. Este foi, outrora, um ponto focal, chamado Himalaia. Considerando, então, que este Distrito de Pai Seta Branca seja um novo ponto focal, daí deverão partir as coisas, os valores da Nova Era.
O grupo escolhido que vem trabalhando, há milhares de anos se aperfeiçoando, são estes Jaguares que têm em suas mãos a responsabilidade de executar a tarefa destes espíritos tradicionais – os Arcanos. Na verdade, estamos sendo preparados já há bastante tempo e vamos, agora, entrar em um período em que sete raízes vão entrar em funcionamento, cruzando as forças de acordo com as necessidades, inclusive trabalhando diretamente com o Oráculo de Olorum, Oráculo que vem desde os tempos remotos.
Os Mestres 5º Yurês, Ajanãs que estão sendo preparados, com muito  cuidado, pelo 1º Mestre Jaguar, serão a voz direta dos fenômenos. O processo que se relaciona à Voz Direta é muito mais amplo. A corrente superiniciática, que será recebida dos  Arcanos, é uma série de raízes cruzadas que vêm com toda a força, capaz de nos proporcionar manipular, no lado positivo, os fenômenos que vão acontecer em nosso planeta pelo lado negativo, em um perfeito equilíbrio ditado pela misericórdia divina, que funciona de maneira sempre perfeita, levando os espíritos para Deus.
Mas, a nós compete uma missão de maior responsabilidade, que é a de preparar os espíritos que vão servir de transição, que são os nossos filhos, os nossos netos, ou seja, os nossos filhos espirituais. Temos que enfrentar o nosso dia a dia, nossos carmas, temos que dar por superadas coisas que não nos foi possível realizar, eliminar uma boa parte de nossos sonhos e de nossos desejos em benefício de uma atitude, no sentido de estarmos satisfeitos e felizes conosco.
Mestres, nas direções dos valores que buscamos ou que julgamos serem bons para nós, quais, realmente, nos pertencem, verdadeiramente?
Este é o fundamento do equilíbrio do Sol Simétrico, do nosso Sol Interior. É impossível executarmos uma tarefa com perfeição se não estivermos com equilíbrio no Sol Interior. Se o plexo físico não estiver em perfeito equilíbrio, vamos desequilibrar os outros plexos, a não ser que você já seja um iniciado em condições de se superar. Seu microplexo – plexo de sua alma – seu sistema sensorial, seus amores, seus anseios e desejos, tudo isso, deverá passar por um crivo. Nós trabalhamos com a parte emocional e com a parte intelectual, e o Doutrinador deve ter o pé na Terra com o seu pensamento firme, porque o seu Interoceptível é que estabelece o equilíbrio de seu pensamento. Mas o seu interoceptível passa pela sua coluna, pelo seu coração, pelo seu estômago, etc., produzindo, aí, o aspecto emocional, e ele precisa trabalhar dentro de emoções equilibradas.
Assim, se você tem um aborrecimento qualquer, você tem que racionalizar, utilizando sua cabeça. Não espere que as condições do mundo melhorem. Ao contrário, você deve é se preparar para emoções cada vez maiores e mais intensas. Os Jaguares têm longa prática em superar estas condições e, hoje, têm capacidade de se manterem mais ou menos em ordem dentro do seu plano físico. A manutenção da ordem da sua alma é um problema de conscientização.
O Jaguar, hoje, não pode mais permitir os desatinos de sua alma, os pensamentos ruins, leviandades, para evitar o desequilíbrio do seu Sol Interior. A situação mais séria, entretanto, é o conjunto em que estamos vivendo. O mundo inteiro, por razões de ordem cármica, pela misericórdia divina, está se autodestruindo. Os Arcanos, que vêm acompanhando estas fases do mundo através dos milênios, conhecem todos os mecanismos e fazem com que estes espíritos, que vão passar pelas fases difíceis, cheguem aos planos de acordo com seus valores.
Portanto, nós, Jaguares, apesar de sentirmos com o desencarne, não podemos entrar em pânico, porque a nós compete a execução física da transferência deste período para o outro. Se alguma coisa tirar o Jaguar de sintonia, ele, atuando sob a égide dos Arcanos, sabendo que é um instrumento desta Doutrina e que está sendo usado naquele instante, não pode permanecer no desequilíbrio. Imediatamente, tem que manipular o desequilíbrio através da racionalização.
Vamos seguir este curso com muita seriedade e assiduidade, porque não sabemos quando virá a revelação, porque a espiritualidade trabalha com muitas variáveis e as informações nos chegam nos momentos mais inesperados.
O Sistema é baseado na intuição e na percepção dos nossos espíritos e, a cada momento da nossa vida, temos a obrigação de apresentar o máximo de equilíbrio nos três planos da Natureza. O controle direto sobre o nosso corpo e sobre nossos pensamentos é exercido através do interoceptível. A partir do ponto em que se faz necessário o desenvolvimento desta elite para a execução do trabalho da Estrela Testemunha, o processo de funcionamento do Interoceptível é objeto de cuidados maiores que vêm, normalmente, das simples energias de nossas origens.
Atualmente, recebemos as energias diretamente de nossas Estrelas, através dos Arcanos, senhores das Estrelas Harpásios, Sivans, etc. Os Arcanos estão trazendo estas Estrelas porque chegaram à conclusão de que Koatay 108 recebeu esta força e esta honra de concentrar energias e estabelecer uma luz tão intensa, capaz de neutralizar a escuridão do mundo!
A partir de agora, vamos adquirir uma linha de cultura para um trabalho de alta precisão, que é o trabalho da Estrela de Nerhu, a Iniciação dos Arcanos. Ela vem com forças que vão além do nosso Interoceptível em termos de receptividade, e vocês vão se colocar em condições de executarem este trabalho de precisão. Se começarmos a assimilar esta cultura para esta nova fase, se criarmos esta consciência e procurarmos entender a grandiosidade do transcendente que somos, então não há problema de estarmos à altura do trabalho a ser realizado.
A convicção íntima e a conscientização deverão acompanhar o Jaguar, permanentemente, em suas vidas. Estamos, agora, entrando diretamente na força iniciática do Vale dos Reis. A partir do momento em que você for credenciado para a Estrela Testemunha, você passa a receber algo mais em seu Interoceptível além das suas heranças naturais.
Recebemos uma promessa de Pai Seta Branca, desde 1972, que chegaria o momento em que iríamos trabalhar fora do nosso corpo, porque não haveria condições físicas de trabalhar dentro dele. Trabalharemos em condições onde ninguém mais poderá trabalhar, onde não haverá oxigênio, e estaremos trabalhando e vivendo! Ora, se estes fatos estão perto, como não vamos ter o respeito próprio e a conscientização necessária?
Precisamos ser tão grandiosos como a nossa própria grandiosidade transcendente, a nossa herança, herança transcendental.
Estas considerações estão sendo transmitidas à medida em que as vamos recebendo da Clarividente. A principal informação que ela nos deu a entender é que temos que aperfeiçoar nosso sistema pessoal, sem nenhum prejuízo de nossa vida normal, sem nenhum prejuízo de nossas vidas em relação às nossas obrigações cármicas.
Lembrem-se de que, além do carma, temos nossa missão e temos que executá-la com muita precisão. Estamos aqui para reencontrar nossos inimigos, porque nossos amigos já estão do outro lado do neutrom. Cada um será chamado de acordo com seus talentos. Precisamos ser humildes, porque a força da humildade é milhões de vezes maior do que a força de qualquer tipo de orgulho ou de empáfia. Chegou o momento de reforçarmos a consciência de nós mesmos. Não pensem que, em qualquer momento, esta consciência ou conscientização possa vir a prejudicar nossas vidas. Ao contrário, irá enriquecer nossas vidas e nossas vivências de muitas maneiras, no plano material de cada um, de acordo com nossas proporções cármicas. Possivelmente, poderá ter que enfrentar certas situações, uma grandiosidade moral. Mas isto é bem diferente de prejudicar a vida normal.
Dentro em breve, começaremos a sentir transformações orgânicas que irão nos permitir fazer coisas que nem nós mesmos acreditaremos, pelo poder que teremos nas mãos. A própria Estrela Testemunha terá o poder de materializar e desmaterializar, e irá poder fazer coisas fantásticas.
Se, de repente, houver uma situação crítica em um país, reúnem-se algumas falanges de Mestres e aqui, em espírito, fazem uma concentração, vão lá e resolvem o problema. O mundo não terá que ser inexoravelmente destruído.
Existe o prana, que é a energia crística que gira no ar e pode modificar tudo, desde que tenha elementos capacitados, na Terra, para, em nome de Deus, executarem esta tarefa. Salve Deus!

6ª AULA (25.10.82)

         Salve Deus, meus mestres! Continuamos em busca das informações da Clarividente para obtenção de dados. Vamos fechar todos os ciclos do nosso conhecimento com informações que vão trazer respostas que darão um sentido lógico à nossa existência e, principalmente, da existência dos milhares de anos que temos operado neste planeta.
Somos uma tribo com 32 mil anos de existência. Nossa presença apareceu, na História do mundo, no tempo dos Equitumans. Depois, no tempo dos Homens-Pássaros, os Yucatan e, agora, aparecemos de uma forma bem nítida, através das palavras da Clarividente, já mais claramente.
Estamos realmente sendo responsáveis pela transição entre este e o próximo milênio. Estamos com as armas na mão e o que sabíamos, por interpretação das informações e dos acontecimentos, por um lado puramente doutrinário e pela posição física em termos crísticos, agora sentimos que estamos sendo avalizados, em nossas afirmações, pelas palavras da Clarividente. Sentimos claramente o fim da jornada deste período de transição. Não existem no planeta, atualmente, em termos doutrinários, filosóficos e teológicos, afirmações tão categóricas, tão simples e incontestáveis como é a nossa posição dentro do Sistema Crístico. É o processo crístico claro e conciso, sem erros, na forma como interpretamos a relação dos rumos do Universo aqui no nosso trabalho com o ser humano, no Vale do Amanhecer.
De uma segurança puramente doutrinária, vamos entrar em um período de relativa discrição, talvez, até com possibilidades de cair no padrão de sermos perseguidos. É o curso normal da história das religiões. Como explicar a existência de um Sistema Crístico?
Na filosofia cristã, escolhemos trechos ou uma frase do Evangelho e fazemos uma análise. Vem outra pessoa, e realiza uma análise, já de forma diferente da primeira e, assim, todo o cristianismo fica cheio de citações, de acordo com os filósofos, e surge um mundo de profissionais ligados ao estudo do cristianismo.
Surgem, então, os seminários e organizações tanto católicas como protestantes. É uma discussão eterna entre eles, e, agora, estão discutindo entre si por causa das posições que eles afirmam que o Cristo tornaria, chegando ao ponto de ligar Jesus aos grupos socialistas, comunistas, etc. Os Homens perdem o sentido da realidade. Consideram que Deus se torna cada vez mais materializado, à imagem e semelhança do Homem, com Jesus se tornando, cada vez mais, um artifício e não o Jesus vivo, o Caminheiro, como conhecemos. Isto é a filosofia e o seu resultado.
O Sistema, entretanto, é aquilo que não se pode contestar. Quando dizemos que amar dá melhor resultado do que odiar, estamos falando de coisas que todas as pessoas podem experimentar, sem contestação. Quando se diz que é melhor perdoar do que condenar, também podemos experimentar e comprovar. Podemos experimentar a tolerância e a intolerância, e saber que não depende da interpretação de ninguém para termos nossas respostas. São os valores transmitidos e verificáveis pessoalmente que posicionam o Vale do Amanhecer numa situação que ninguém tem condições de contestar.
O problema da sobrevivência das associações, e que é normal em todas as religiões, tem sido a arrecadação de dinheiro. No Vale do Amanhecer este problema teve outra conotação, e não se recebe nenhum dinheiro em troca de nossos serviços. A partir deste princípio, nos libertamos de milhares de anos de subordinação ao transcendente.
Nossa energia mediúnica é inteiramente colocada a serviço da sua realidade, que é a serviço de Deus, dos nossos Guias e Mentores, etc. Quando separamos a luta cármica, a Lei do planeta, as leis físicas – aquelas que nos levam à razão – fazemos isto como sempre foi feito, porque não existiu outro mundo em que se procedesse de outra maneira. Sempre houve guerras, sempre houve pestes, terremotos, etc. Concluímos, então, que Deus preparou o mundo assim, para elevação dos espíritos, para que os espíritos pudessem, através do sofrimento, se evoluírem. Esta é a visão clara do Sistema Crístico. É algo que existe e não uma interpretação filosófica.
Há alguma coisa nesta Doutrina que cada um de nós não possa experimentar pessoalmente? São tremendas as forças que estão dentro de cada um de nós, e estas trazemos fazendo nossas emissões, mergulhando em nossa individualidade, e manipulamos, na prática, com toda tranqüilidade, servindo ao nosso Pai e à nossa missão.
É este o ponto em que estamos. Chegou o momento em que vamos começar a atuar, a aparecer e a ter nossas resistências por parte deste mundo que está envolvido em todas essas sombras. Vamos, agora, experimentar todas as sensações, com a inauguração da Estrela Sublimação. Vamos começar a viver, diretamente, a força dos Grandes Arcanos, conhecê-los mais de perto nos seus Oráculos, raízes e linhas de trabalho. Vamos conhecer as condições parciais dos planetas em relação ao conjunto, materializado na conjunção de dois planos.
Nossa maior preocupação, atualmente, é com a materialização dos encouraçados. Precisamos estar atentos, porque vamos trabalhar com forças materializadas. Portanto, o perigo que se nos apresenta é a materialização dos espíritos, a infiltração de um plano para outro, de uma dimensão para outra. Na inauguração da Estrela Sublimação estarão presentes todos estes Arcanos tradicionais, que são os veteranos do planeta, que há milênios estão nas raízes de aplicação de energias, trabalhando nas grandes tribos religiosas. Estamos vivendo intensamente o fenômeno do mundo, e isto independe de nós.
O neutrom vai sendo comprimido na conjunção de dois planos, e os fenômenos irão acontecer. Da mesma forma, utilizaremos a mediunidade para ajudar as pessoas, ao mesmo tempo em que a conjunção dos planos produzirá a destruição. A mesma energia que produzirá o fenômeno será utilizada para beneficiar, através da nossa manipulação.
A Estrela Sublimação irá fazer, na Terra, material e objetivamente, a manipulação das energias. Quem vai manipular estas energias serão aqueles que estiverem com seu Sol Interior equilibrado e tiverem compreendido tudo que vem sendo ensinado, no sentido de se ter capacidade de reequilíbrio instantâneo, capacidade de sair de qualquer situação baseado exclusivamente no conhecimento de si mesmo, na capacidade de manipular suas energias cármicas e transcendentais, suas energias espirituais e físicas, colocar seu plexo vital em ordem rapidamente, como aconteceu, ultimamente, com nossa Clarividente. Ela é o exemplo vivo que nós teremos que seguir.
As exigências são muitas e é por isso que deverá haver uma seleção natural. Apto será aquele que for capaz de manipular suas energias, manter seu equilíbrio, dar vazão às suas heranças espirituais, de dar oportunidade para que, através de si, se manifestem, na Terra, as coisas que acumulou através dos anos, todas as conquistas, e se ele tiver a capacidade de não confundir a fragilidade atual, na qualidade de um simples ser humano, e o ser grandioso transcendental que é na individualidade.
A única coisa que está sendo pedida é que estejamos equilibrados, com a sintonia necessária com os planos espirituais. E isto só é possível quando estamos com os três reinos da Natureza, com o Sol Simétrico equilibrado.
Estamos lidando com um mundo simétrico. Mas, no mundo espiritual, não tem horário, não tem medida, não tem data, não tem reta, e o tempo desaparece. A contagem não é a mesma do plano físico. É um mundo assimétrico que está, agora, pressionando o nosso mundo simétrico. Enquanto o Homem tenta manter as coisas simetricamente no campo político, no campo econômico, etc., vem o mundo assimétrico destruindo tudo, com sua força atingindo tudo – menos a nossa individualidade.
Devemos estar preparados para manipular as energias individuais e controlar o nosso Sol Simétrico. Com o equilíbrio do Sol Simétrico, teremos condições de emitir as ondas necessárias à neutralização das ondas assimétricas que chegarão. Temos que trazer nossa alma para perto de nós, da nossa consciência, para a luz! É a luz do nosso espírito que vamos trazer para nós. Devemos trazer as informações do nosso espírito, a força do nosso espírito, colocando tudo na harmonia proporcional das coisas. Então: ao físico o que é do físico, à alma o que é da alma, e ao espírito o que é do espírito.
Ninguém está convidado a se violentar, a fazer coisas contrárias nem a renúncias. É o próprio esclarecimento do seu sistema de controle que vai ao ponto de controle individual. Temos nossa experiência milenar junto aos conhecimentos atuais, dados pela Clarividente. Temos, pois, todos os instrumentos necessários. Temos um pai amoroso, que é Pai Seta Branca. O coração do Jaguar está pulsando, e queremos que todos pulsem numa mesma intensidade. Salve Deus!

7ª AULA (7.11.82)

         Salve Deus! A maneira como as coisas estão acontecendo e se intensificando justifica nossas precauções e preocupações, porque estamos na ponta de uma longa jornada, que já vem há milhares de anos.
Nestes últimos dois mil anos, nós – os Jaguares – temos passado por um crivo extraordinário, em testes e provas que, realmente, não justificam mais nossa existência senão em termos de plena realização. Estamos vivendo os dias em que as coisas se definem com muita clareza, e o panorama do mundo, cada vez mais nítido, mostra a realidade dos planos que estão se encontrando.
Será que só um fenômeno extraordinário seria capaz de nos fazer despertar, nós que temos um treinamento milenar, que somos Jaguares verdadeiros?
É claro que estamos percebendo que os fenômenos estão acontecendo, mas ainda não os enquadramos em nossas próprias vidas. Estamos com a consciência e a mente preparadas para os fatos reais que se desenvolvem no mundo em que vivemos. Mas nós, Jaguares, além de cuidarmos dos fatos reais, inerentes ao carma e às obrigações relativas aos desmandos de vidas anteriores, também teremos de conduzir uma missão, chamada por Pai Seta Branca de missão simétrica, missão que é própria deste mundo, mas terá que ser conduzida na outra dimensão, penetrando no mundo fora da matéria.
Assim, temos que trazer o mundo fora da matéria para perto de nós, através de nossa emissão. Alguns já estão conseguindo contato quase permanente, influenciando, inclusive, a própria vida.
Muitas das coisas que nos acontecem, com reflexo na saúde, vêm das pressões e compressões de um mundo desconhecido, através do sistema de redução  da força decrescente, e vai se colocando em nosso plexo, na nossa própria existência. Nossa vida fica, então, impregnada por este mundo fora da matéria. É bom que esta observação seja feita por cada um, objetivamente. Não precisamos dizer a ninguém que somos objeto de determinado espírito, porque de nada adianta a experiência de um para o outro.
Os fenômenos que irão acontecer, com a Humanidade sentindo os efeitos da penetração da outra dimensão, já estão acontecendo conosco porque fomos ao encontro deles. Nós abrimos a nossa percepção e os nossos chakras através das iniciações que fizemos e da nossa conduta doutrinária. Tia Neiva já vive este problema desde que despertou para sua clarividência, há 24 anos. Estes mistérios, que são, na verdade, os mistérios dos próprios espíritos, das coisas por nós desconhecidas, estão acontecendo também conosco. Vamos adquirindo consciência gradual deste fato, e isto só pode ser feito se formos Jaguares com os pés na Terra e tivermos um censo de observação particular. Tem que ser no mundo da nossa individualidade, porque a exteriorização da nossa observação será diluída pela própria vibração de outra pessoa que tenha, também, suas experiências, seu mundo íntimo e sua individualidade.
Tenhamos mais cuidado em observar, em nossa individualidade, todos os fatos que nos acontecem. Tudo o que for observado vai formando, aos poucos, um quadro da nossa própria pessoa, já se desdobrando e penetrando num outro plano, e sentindo suas influências. Na proporção em que sentirmos a sensação de que não estamos mais sendo seres humanos apenas físicos e que só fazemos as coisas da Terra, do horizontal, começamos a nos tornar criativos e a perceber que as coisas saem de nossas mãos transformadas criativamente.
Quando tivermos um doente, uma pessoa aflita ou qualquer outra situação perto de nós e, se por acaso, tivermos aquela vontade de nos livrarmos do problema, lembremo-nos de que estamos sendo procurados por aquele paciente pela atração que temos e, quando aquele paciente sai de perto de nós com suas energias recuperadas, não vamos nos sentir cansados. Pelo contrário, teremos nossas energias recarregadas.
As observações que formos fazendo em nossas vidas irão descobrindo as experiências. As únicas respostas válidas para qualquer questão serão aquelas que nós mesmos responderemos. O desafio, então, é este: passemos a nos observar melhor, vejamos o que nos acontecerá, vejamos os acontecimentos em torno de nós e teremos a consciência de milhões de coisas que nos acontecem e que, antes, nos eram despercebidas. Vamos, assim, penetrar juntos neste mundo assimétrico, onde não temos ferramentas a não ser a percepção extrasensorial, como nós a desenvolvemos. Vamos sair de um mundo onde tudo é organizado, onde tem horas, dias, seqüências, tudo tem referências e padrões, e entrar no mundo sem referências e sem padrões.
Quando ficamos prisioneiros da espiritualidade, naquele instante o que nos fica presente não é a nossa personalidade atual, mas, sim, a sensação exata do tempo em que provocamos a razão da prisão. Então, o tempo desaparece e nos sentimos mergulhados naquela vivência antiga. Com o instrumental de observação de que cada um de nós é possuidor, vamos penetrar nesse mundo assimétrico, sabendo que lá existe um perfeito sistema, mas diferente do nosso aqui da Terra.
Como exemplo, vamos ver como acontecem as coisas em um Oráculo. Oráculos são centros de força, presididos por um determinado espírito que levou muito tempo conquistando e evoluindo, passando milênios para formar seu Oráculo. É o caso de Tia Neiva, de Pai Seta Branca, de Pai João, etc.
Oráculos são organizações, formas de vida em que acontecem muitas coisas, manipulações de forças da Natureza, do destino de pessoas, transferências de espíritos, etc. O expediente deste mundo assimétrico é uma coisa gigantesca. Basta que imaginemos a quantidade de espíritos que encarnam e desencarnam diariamente e a quantidade de serviços que são pretendidos por estes Oráculos. Existem milhares de Oráculos, cada um com suas funções, suas especificações, seus tipos de trabalho e sua maneira de ser.
Vamos fazer uma experiência: quando tivermos a oportunidade de observar um por do Sol. Com o Sol já quase no horizonte, olhemos para o Sol e vamos verificar que o Sol vai devolvendo seus raios até se transformar em uma bola azul. Em torno desta bola azul iremos notar uma cor amarelada e, mesmo que fechemos os olhos, aquela figura continua. Dominada esta primeira sensação, de vez em quando – de acordo com nosso tipo de mediunidade – poderemos perceber umas manchas pretas, do tamanho do Sol, movendo-se rapidamente. Estas manchas ou bolas pretas são as cassandras, levando espíritos que passaram pela Terra e que estão sendo manipulados naquele dia.
Os Oráculos, além do neutrom, vão se organizando de acordo com a capacidade dos espíritos encarnados, missionários que são atraídos para as várias tarefas na Terra. Neste momento, estamos nos preparando no sistema que irá presidir a Estrela de Nerhu, ou Estrela Testemunha. Esta é a esperança e o presente de Pai Seta Branca, que ele recebeu de Jesus, e que nós, através de nossa Mãe Clarividente, precisamos sustentar para conseguimos chegar até lá.
Nesta Estrela Guia vão funcionar três Oráculos. Dois deles – Oráculo de Olorum e Oráculo de Obatalá – irão se confrontar, porque os trabalhos feitos na Terra serão sempre feitos em fusão.
O Oráculo de Olorum, existente há milhares de anos, é presidido por um deus tremendamente poderoso, de forças milenares acumuladas, que manipula todas as coisas naturais da Terra, a força dos raios, etc. Este Oráculo será manipulado pelos 5º Yurês e pelos mestres Lua, por corresponderem com o  plexo físico do médium Apará.
O Oráculo de Obatalá recebe as energias e forma as forças giratórias centrífuga e centrípeta. É o Oráculo do mestre Sol.
Estes dois Oráculos pela primeira vez, na história da Humanidade, operam, fisicamente, em um ponto na Terra. Estes dois Oráculos convergem para um terceiro Oráculo, chamado Agamor. É o lugar onde são manipuladas todas as forças que regulam o pequeno universo da Terra, e centraliza, manipula e controla todas as forças que se referem aos fenômenos da Terra, tempestades, anodai, recebe as emanações cármicas e projeta todas as coisas da Terra.
O desenvolvimento do ritual da Estrela Testemunha dará maior compreensão a estas informações que estão sendo transmitidas agora.
Temos, então, um Oráculo para operar fisicamente, assim como temos a Estrela Candente, o Turigano e o Templo do Amanhecer formando o Oráculo do Amanhecer, o nosso continente.
Vejam quantas legiões de espíritos estão ligadas ao Oráculo. Como vivem estes espíritos? Como vivem os mestres do Vale do Amanhecer? Sua resposta extrapolada traduzirá o que existe neste mundo, que nós desconhecemos, mas que podemos saber o desconhecido pelo conhecido.
Assim, o Vale do Amanhecer não é somente os mestres – é um conjunto de valores, Oráculos, forças projetadas, etc.
O Oráculo de Simiromba, por exemplo, é um 7º de Obatalá. Imaginemos o nosso tamanho quando mergulhamos em nossas emissões e nas vidas etéricas. Onde atingimos e o que somos capazes de fazer? Depois, imaginemos o poder desta Estrela Guia.
Procuremos sentar no lugar que é nosso, dentro do nosso coração, para podermos imaginar estas proporções. Observemos nossa conduta doutrinária, nossos carmas, nossas dificuldades e nosso comportamento.
Quando as coisas estiverem nos machucando, procuremos sentar em nosso lugar, na nossa individualidade, e mentalizemos tudo o que de grande existe dentro de nós. Logo, veremos que tudo o mais se tornará muito pequeno e desprezível.
Procuremos estar, sempre, conscientes dos caminhos que estamos percorrendo e que ainda iremos percorrer. Se pensarmos em nossa dificuldades, iremos desenvolver, automaticamente, nossa capacidade de tolerância, nossa capacidade de humildade, e acontecerá tanta coisa grandiosa que o nosso orgulho desaparecerá.
Com estas informações, esperamos ter dado um sentido mais positivo da realidade do que iremos falar daqui para adiante. Vamos penetrar nas técnicas, vamos saber o que os Harpásios, Sivans, etc. irão fazer, de acordo com aquilo que cada um acumulou, de acordo com as características de sua escolha através dos tempos, de acordo com as definições que fizermos de nós mesmos.
Tudo está ao nosso alcance. Tudo está se realizando, dependendo da maneira como recebemos as coisas que nos foram ensinadas, da nossa conduta doutrinária e do equilíbrio do nosso Sol Interior.
É preciso, apenas, aprender a fazer uso dos meios colocados à nossa disposição. Salve Deus!

8ª AULA (20.11.82)

         Salve Deus, mestres!
Vamos, ainda, lamentar muito as oportunidades perdidas de tomar conhecimento desta Doutrina, porque sua dinâmica está acelerada. Ela está vindo sobre nós de maneira inesperada. As histórias contadas pela Clarividente vêm liberando uma grande quantidade de energias, tal como a história dos espartanos, começando por Yucatã, onde os mestres começam a sentir os efeitos em seu próprio corpo físico.
Nossa doutrina é orgânica, é biológica, e vem de dentro de nossa vivência, de maneira impetuosa, e Pai Seta Branca já considera nosso exército como de elite.
Vamos, hoje, falar em termos da grandiosidade das coisas que temos focalizado até agora. Nós mesmos não estamos sabendo avaliar estas coisas. Estamos imersos em um universo que pulsa de forma espantosa, e nós, em sintonia extraordinária com ele, precisamos nos conscientizar para podermos trafegar, com mais facilidade, em nossos caminhos cármicos, para passar nossas portas estreitas.
Para que tenhamos uma idéia bem perfeita, vamos novamente explicar o que é mundo assimétrico. O mundo assimétrico é uma ilusão, já citada por muitos filósofos. Não há novidades. O que existe são conscientizações de povos, em lugares diferentes, em situações diferentes, ou simples grupos, como o nosso, que vão formando uma consciência maior de fatos reais que sempre existiram. Mundo espiritual, mundo de vidas num estágio superior de sentimentos, onde a razão é simplesmente SER, vida muito acima dos conceitos do certo e do errado, do negativo ou do positivo. Vidas, simplesmente. Assim na Terra como no Céu... mas, bem acima!
Não vamos ter a pretensão de termos descoberto as coisas do Universo. Uma pessoa, um dia, inventou a Geometria, com a noção de ponto, reta, etc. A partir daí, construiu-se todo um mundo simétrico. Assim, tudo que é feito pelo Homem é feito de uma maneira simétrica, possui simetria. Na Natureza, do outro lado do neutrom, não existe simetria. Tudo é assimétrico.
Para que o Homem comece a perceber os fenômenos fora do mundo simétrico, ele tem que projetar sua mente para um mundo espacial, terá que atravessar o neutrom.
Dentro do mundo simétrico, nenhuma prova existe da verificação dos discos voadores. Projetando a mente no mundo espacial e utilizando a mediunidade, a segurança que temos, vem a idéia cristalina: as naves espaciais existem, mas estão separadas de nós pela barreira do neutrom. Eles estão em uma outra dimensão – no etérico – e o que poderá ser visto por alguém é apenas uma imagem projetada. É o caso da imagem que se vê na televisão.
Para todas as perguntas que forem feitas à sua mente e ao seu coração, seja de ordem pessoal, de seu carma ou de sua vida, você terá que tirar as respostas de dentro de você.
Quando fazemos a emissão, vem em nosso benefício nossa própria Estrela, projetando seu etéreo.
Entramos, agora, no direito de participar, neste Universo, do poder que adquirimos de fazer com que o Universo pulse em direção às coisas que pedimos a Deus. Se pedirmos em nossa emissão, sabendo pedir, as portas se abrem, trazendo a esperança para as pessoas.
A energia básica para movimentar tudo isso é a nossa dor. Nossa dor repercute em todo o Universo e como a conduzimos, emite e recai sobre nós mesmos,  transformando-se na Chama Branca da Vida. A dor libera as partículas atômicas, que se transferem para o outro lado. Lá existe uma cópia de cada um de nós, trabalhando e fazendo coisas maravilhosas. Sempre que tivermos uma dor aqui, do outro lado, pela bênção do Pai, estamos fazendo alguma coisa muito boa, muito alegre, e indiferentes ao que estamos fazendo aqui.
Nós aproveitamos tudo – inclusive nossos elítrios são manipulados dentro de um trabalho.
Atualmente, temos que ter uma consciência do porquê se fazem as coisas. Tudo o que fazemos no Templo movimenta forças universais. Estamos trabalhando em um plano onde outros espíritos não podem ir.
O Homem, sujeito a uma lei física, recebe as energias que vão beneficiar os espíritos. Quando ele desencarna, recebe um outro corpo físico, mas não terá capacidade de absorver as energias extraterrestres. Ele continuará dependendo da energia da Terra.
Várias idéias ainda estão dentro dos preconceitos simétricos. As idéias, para terem um sentido de criatividade, precisam ser repostas. As energias das amacês não precisam ser repostas. Elas vêm de graça, de outro plano. Ela é construtiva, é alimento. Os Grandes Iniciados nos alimentam e nos trazem as energias criativas, energias extraterrestres.
Estas energias nós estamos trazendo pela força decrescente da Terra. Quando mergulhamos em nossa individualidade, estamos trazendo as energias do outro mundo para o nosso plexo, e nosso comportamento se modifica.
Agora, vamos falar sobre as Estrelas.
Harpásios é a Estrela que comanda e está ligada, diretamente, à Cabala da Magia Branca de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Estrela Sublimação, estão em confronto os Oráculos de Olorum e de Obatalá. O Oráculo de Olorum está descendo com grande intensidade, atraído pelas forças da Indução e do magnetismo da Corrente. Estes Oráculos de confrontam e emitem para Agamor (Lua). Agamor é um mundo vivo de proteção aos mundos etéricos de elaboração. Nossos carmas são manipulados em Agamor.
Não precisamos nos preocupar, porque vamos receber de acordo com nossa posição evolutiva, nossa condição missionária, nossas intenções, de acordo com o trabalho que somos chamados a fazer, e de acordo com o tamanho de nosso carma. As únicas coisas com que precisamos nos preocupar é com o conhecimento da Lei Crística, que traduz para nós o amor, a tolerância e a humildade, e com a conduta doutrinária.
A conduta doutrinária é que nos vai dizer se estamos vivendo de acordo com a Lei. Não há um limite para o comportamento, nem vamos estabelecê-lo para ninguém. Cada um é dono de sua razão. Permaneçam sempre equilibrados e seguros, porque tudo o que precisamos aprender está dentro de nossa estrutura doutrinária.
Vamos, através da Estrela Sublimação, fazer o fenômeno da materialização, isto é, vamos sentir, visível e sensorialmente, o efeito da manipulação das energias que nós estivermos trabalhando.
Vamos, pois, nos conscientizar que, agora, temos um Universo à nossa disposição, onde podemos atingir suas áreas mais remotas e recebermos as forças dos Grandes Iniciados. Salve Deus!

9ª AULA (3.12.82)

         Salve Deus! Nossas Estrelas nos foram presenteadas pelos méritos de Pai Seta Branca e, com tantas bênçãos dos Céus, recebidas pela força e pertinácia de nossa Clarividente Neiva.
Vamos prosseguir, hoje, delineando uma visão, a mais ampla possível, deste mundo assimétrico, infinito e grandioso, onde nos tornamos pequeninos para acompanhar, mas que nossos corações e a nossa mediunidade podem chegar lá.
Vocês participaram comigo deste mergulho no infinito e, creio eu, que foi a primeira experiência realmente iniciática, do despertar da nossa individualidade de uma maneira mais consciente e válida, porque já produziu seus resultados.
Não sei dizer exatamente como, mas sei que nossa Corrente, no conjunto, está mudando rapidamente. Já começamos a sentir a presença do transcendente diretamente no nosso comportamento do dia a dia, nas nossas vidas particulares, na maneira de vermos as coisas e na maneira em que estamos neste jornada.
Estamos sentindo, nitidamente, que houve assim como que uma decolagem, assim como se, de repente, o nosso Oráculo do Amanhecer tivesse se desligado de uma série de situações e todas as nossas vivências básicas, aquelas coisas que mais nos atingiam e que nos davam medo e que nos faziam pensar em termos de fraqueza humana, tudo isto, agora, deu lugar a uma grandiosidade, a uma sensação de realidade transcendente, que se faz presente em cada pensamento, em nossa vida atual neste planeta.
Sendo assim, temos vivido intensamente junto à Clarividente e até nos acostumando com o fenômeno “Neiva”. Quase não se percebe a grandiosidade do que lhe aconteceu, da grande iniciação pela qual ela passou.
Durante sua permanência no CTI, ela não deixou de trabalhar na Magia um só dia!
A Magia é, por sinal, uma forma de mediunidade do espírito. É uma mediunidade especial, porque há uma diferença entre a nossa evolução, entre os graus que atingimos.
É um problema difícil de entender o que é realmente evolução, e estamos procurando formar um conceito, o mais objetivo possível, que possa traduzir em poucas palavras.
O fato para o qual a Clarividente mais chamou nossa atenção foi o problema da mediunidade, a mediunidade do espírito, que continua existindo. A mediunidade é que nos possibilita o contato com as outras dimensões, nos fazendo mergulhar em nosso mundo transcendental, nossas heranças, nossas origens e em todas as coisas que estão além do extrasensorial. Mediunidade significa intermediário. Se levarmos este fato às várias dimensões do nosso espírito, à nossa existência e ao nosso ser, concluímos que continuamos a ser intermediários de outras coisas.
Então, a evolução poderá ser medida pela capacidade mediúnica de que uma pessoa é portadora.
Outra forma de verificar a evolução são as virtudes comparadas ao comportamento e a conduta doutrinária, em relação ao Evangelho.
Tia Neiva é um exemplo vivo de evolução. Vamos procurar entender nossa própria evolução em função do que falamos e praticamos em nossa Doutrina. Diariamente, temos oportunidade de fazermos uma verificação da nossa pessoa em relação ao todo doutrinário da missão, que é a missão de Pai Seta Branca. É nesse sentido que vamos verificar que nos sentimos diferentes, e esta situação, que está se apresentando agora, demonstra o nosso índice evolutivo.
Nossa Corrente é constituída de espíritos de tal forma evoluídos que permitem a intervenção, no momento atual, nesta autodestruição a que o Homem moderno está empenhado.
Agora, estamos recebendo nossa Estrela Guia, que será operada pelas sete Estrelas, nos permitindo sentir, objetivamente, o mergulho evolutivo desta Corrente. Esta realidade, cada um terá que sentir e verificar pessoalmente.
É a vinda do mundo assimétrico para o mundo simétrico. Na verdade, isto não é novidade para nós, porque já vivemos esta experiência em outras encarnações.
Atualmente, estamos vivendo a experiência dos Espartanos, já dito por Pai Seta Branca como sendo nossa origem.
Desde que a Clarividente começou a contar a história de Esparta, de repente, para aqueles que estão participando da história, desapareceu o tempo. Para algumas pessoas, até, a vida cármica ficou insignificante e de menor importância.
A Magia de Nosso Senhor Jesus Cristo tem a capacidade de modificar e recartilhar o destino das pessoas. Se participarmos de um grupo que dispõe da Magia, teremos a capacidade real da modificação das situações de todas as pessoas que nos procurarem.
Assim procedendo, estamos estabelecendo uma luminosidade que serve de referência de transferência de um período civilizatório para outro.
O Vale do Amanhecer mantém uma concentração permanente, que se revela em todo o seu sistema, que vem sendo aperfeiçoado através dos Sandays e que, agora, chega a estas Estrelas. As Estrelas têm uma relação direta com a mediunidade de cada um. Salve Deus!


- FIM -

Nenhum comentário: